31 outubro 2003

Estórias com mural ao fundo - XV: A nova filosofia de gestão

Na última empresa em que trabalhei, uma multinacional do sector da indústria alimentar, alguém decidiu um dia que estava na altura de fazer um upgrade do software sócio-organizacional. Contratou-se um novo Chief Executive Officer (CEO) com provas dadas na concorrência. Um tipo duro e duro, ainda jovem, com muito sangue na guelra. A palavra de ordem passou a ser: “Novo estilo de gestão, novo incentivo à produção”.



Mal chegou, fez logo uma minuciosa visita à área fabril, acompanhado do engenheiro de produção e mais os restantes quadros superiores. No armazém encontrou toda a gente a trabalhar, excepto um rapaz, que estava encostado à parede, com as mãos nos bolsos e brinquinho na orelha. O nosso Chief Executive Officer viu logo ali uma boa oportunidade para demonstrar aos colaboradores a sua nova filosofia de gestão em acção, pelo que perguntou ao rapaz:

- Quanto é que você ganha por mês?

- Quatrocentos euros, tirando as gorjetas - respondeu o jovem sem saber do que se tratava. Porquê?



O CEO tirou quatrocentos euros do bolso e deu-os ao rapaz, dizendo:

- Aqui estão o seu salário deste mês. Agora desapareça e nunca mais cá ponha os pés!



O rapaz guardou o dinheiro e arrancou na sua motorizada, sem perceber a razão de ser da sua sorte grande. O nosso administrador, enchendo o peito, perguntou ao grupo de operários, com ar triunfador:

- Afinal o que é este tipo fazia aqui?

- É da pizaria aqui do bairro, senhor engenheiro. Ele veio cá trazer-nos uma piza para o almoço e ficou a ver-nos trabalhar - respondeu um dos operários.



Moral da história: Nada como ver um gestor em acção! Mas em gestão há que prevenir a ejaculação precoce, como diria o mais famoso dos pipis lusos.

Sem comentários: