27 outubro 2003

Humor com humor se paga - IV : O benfiquismo é uma questão de fé ?

Há um humor (saudavelmente) benfiquista... Tal como há um humor (saudavelmente) sportinguista, portista ou boavisteiro. Que me perdõem todos os demais adeptos dos outros clubes, grandes, médios e pequenos. O meu pluralismo desportivo é grande, para não dizer total, mas não pode extravasar as dimensões regulamentares do blogue-fora-nada.

Estou grato ao meu amigo Anacleto M., por me ter revelado o (bom) humor benfiquista. Resta-me, um dia destes, ver para crer e descer ao já famoso inferno da luz... Para já fico a saber que o benfiquismo seria sobretudo (i) um estado de alma, (ii) uma questão de fé ou até (iii) uma verdadeira religião...

Haveria três razões lógicas para se ser benfiquista, diz-me o meu amigo Anacleto M., com a sua conhecida capacidade de fazer prosélitos:

(i) a razão natural, biológica: a mulher dá à luz, não dá às antas nem a alvalade nem ao bessa;

(ii) a razão bíblica, histórica: há uma passagem nas Sagradas Escrituras que diz: "Dominarei os leões e os dragões e voarei para o ceú sobre as asas de uma águia" (sic);

(iii) e, por fim, a razão teológica, definitiva: Jesus Cristo encarnou (sic), não escureceu, não branqueou, não azulou nem... esverdeou!

Em questões de fé, eu não me meto... Em relação à segunda razão invocada, gostaria apenas que o meu amigo tivesse sido mais preciso, e citasse o livro e o capítulo, para os sportinguistas e os portistas não ficarem a pensar que esta versão da Bíblia pode ser apócrifa. Ou, pior ainda, que foi reeditada, ampliada e actualizada por Deus, a pedido dos benfiquistas...