19 novembro 2003

Humor com humor se paga - XII: Marketing (social) para profissionais de saúde (2)

Noções elementares de Marketing em dez exemplos (... e no feminino)


O Marketing ainda hoje tende a ser visto (inclusive pelos profissionais de saúde) como uma técnica agressiva, de manipulação, eticamente suspeita, lesiva dos direitos do consumidor, podendo levar uma pessoa a comprar e a consumir o que não quer ou o que não precisa ou até o que lhe faz mal!... E depois "a saúde não é uma mercadoria" e "nós não temos uma Claudia Schiffer"...

Ora o Marketing não é mais do que o processo de tornar atractivo um produto, um serviçou ou uma ideia aos olhos de uma dada população-alvo: neste caso, falamos de "cuidados de saúde", de "promoção da saúde", de "saúde ocupacional"...

No Marketing (comercial) pomos a ênfase sobretudo nos quatro Pês. Trata-se de desenvolver, como dizem os anglossaxónicos, “the right Product backed by the right Promotion and put in the right Place at the right Price”.

Há muita confusão semântica e conceptual à volta do Marketing e das suas várias técnicas... Isso pode ser ilustrado através de alguns exemplos bem humorados... Pode servir-nos também com técnica de defesa contra as meninas que todos os dias nos telefonam dos "call centres" para a gente "ir levantar o prémio"... Com a proximação do Natal, o assédio tornou-se pornográfico!...


1º Exemplo: Estás numa festa e vês um rapaz muito atraente. Aproximas- te dele e sussurras:
- Sou boa como o milho !

Isto é... Marketing directo.

2º Exemplo: Estás numa festa com um grupo de amigas e vês o rapaz do seus sonhos. Uma das tuas amigas aproxima-se dele e diz-lhe ao ouvido:
- Esta gaja, aqui, é muito boa na cama !

Isto é...Publicidade.

3º Exemplo: Estás numa festa e vês uma tara de homem. Aproximas- te dele e pedes-lhe o seu número de telemóvel. No dia seguinte telefonas-lhe e dizes:
- Sabes, sou muito boa na cama !

Isto é... Telemarketing.

4º Exemplo: Estás numa festa e vês um monumento de homem. Reconhece-lo logo à primeira. Estiveste com ele há dias. Aproximas-te dele, avivas-lhe a memória dizendo:
- Lembras-te de mim, ó Ambróisio ? Sou muito melhor que o Ferro Rocher, não sou ? !...

Isto é... CRM (Customer Relationship Management) (Gestão das Relações com o Cliente).

5º Exemplo: Estás numa festa e vês um tipo supergiro. Levantas-te, ajeitas a saia, aproximas-te dele, serves-lhe uma bebida, ofereces-lhe um cigarro e dizes:
- Meu anjo, sou a máxima na cama ou fora dela!

Isto são... Relações Públicas.

6º Exemplo: Estás numa festa e vês um jovem muito atraente. Ele aproxima-se de ti e diz-te:
- Ah!, és tu, ouvi dizer que és muito boa na cama!

Isto é... Branding, o poder da marca.


7º Exemplo: Estás numa festa como empregada e há um outro empregado que tu achas digno de um filme de Hollywood. Aproximas-te dele e dizes-lhe:
- Tenho um encontro marcado contigo na minha cama !

Isto é... B2B (Business to Business) (Não tenho a certeza, se calhar é capaz de ser assédio sexual, punível nos termos do novo Código do Trabalho!).

8º Exemplo: Estás numa festa como empregada e vês um cota muito sedutor que te pede uma bebida. Aproximas-te dele e dizes-lhe:
- Sou muito boa na cama !

Isto é... B2C (Business to Consumer).


9º Exemplo: Estás numa festa e procuras a posição perfeita para estar perto do balcão, para topar os melhores gatões... Procuras que a luz realce a tua pele bronzeada e evidencie o teu lado sedutor de forma que consigas atrair o maior número de rapazes e convencê-los de que és uma rapariguinha muito sexy.

Ora isto na gíria dos criativos, pá, é ... GIS (Geographic Information System) ou Geomarketing. Toma e embrulha!

10º Exemplo: Estás numa festa, vês um gajo bué de giro, aproximas-te dele e dizes-lhe “Sou muito boa na cama !”, quando na realidade o teu portfólio, o teu currículo e a tua embalagem... não valem um chavo!

Para todos os efeitos e em toda parte, isto é PE, minha linda, !
ou seja, ... Publicidade enganosa. E corres o risco do gajo ir apresentar queixa contra ti no Institituto de Defesa do Consumidor (IDC): como o nome indica, o IDC é mesmo para defender as incautas vítimas da publicidade enganosa.

Sem comentários: