20 julho 2005

Portugas que merecem as nossas palmas - XVIII: Jovens diabéticos no Kilimanjaro (2005)

Endereço ao Manuel Esteves Cardoso (que é actualmente mestrando do 8º Curso de Mestrado de Saúde Pública, da Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa), os meus aplausos pelo trabalho que ele e a sua equipa estão a realizar com a Associação de Jovens Diabéticos de Portugal(AJDP).

As iniciativas desta associação merecem ser conhecidas, divulgadas e aplaudidas. A informação que a seguir se transmite tem como a origem um ficheiro em formato.ppt que o Manuel Esteves Cardoso me mandou.


1. Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP)

© Manuel Esteves Cardoso (2005) É uma IPSS sem fins lucrativos que realiza várias acções, junto da população em geral e população diabética em particular, com o objectivo de (i) desmistificar a diabetes como doença incapacitante, para além de (ii) esclarecer quanto às reais potencialidades do jovem diabético e (iii) consciencializar a sociedade para a prevenção da doença.

Desenvolve diversas actividades tais como: encontros lúdicos, desportivos e de convívio; campos de férias; reuniões de debate e de formação; rastreios.

2.A diabetes em Portugal (e no mundo)

Segundo a AJDP, citando a agência LUSA (Notícia SIR-6889735 05-04-2005), a situação em Portugal é muito preocupante. Vejamos alguns factos:
- Em Portugal existem cerca de 500 mil diabéticos, sendo 90% do tipo 2;
- Em todo o Mundo são cerca de 125 milhões;
- Este valor poderá aumentar para 250 milhões em todo o Mundo, até ao final da primeira década deste milénio;
- Estimando-se que em Portugal surjam aproximadamente 25 mil novos casos de Diabetes por ano;
- Metade da população portuguesa tem excesso de peso e 90 por cento não faz exercício físico activo;
- Portugal, a nível da Europa, está na pior situação em relação à diabetes;
- A manter-se a tendência da última década, Portugal continuará a ser o país da União Europeia onde mais se morre por diabetes.

3. Actividades mais relevantes da AJDP:

3.1. Ascensão do Monte Branco (Junho de 2000)

© Manuel Esteves Cardoso (2005) Pela primeira vez, um grupo de 7 jovens diabéticos conseguiu ultrapassar a barreira dos 4000 metros numa expedição aos Alpes Franceses. Os jovens foram acompanhados pelo Enf. Manuel Cardoso e pela Dr.ª Sílvia Saraiva, Diabetologista.

3.2. Jornadas Viver a Diabetes (Novembro de 2003)

Pela primeira vez em Portugal, foram realizadas conferências destinadas a diabéticos e familiares, profissionais de saúde e estudantes da área, ao contrário das realizadas até então que apenas se destinavam aos técnicos de saúde.

3.3. Rastreio à Diabetes (Dia Mundial da Diabetes de 2003)

Mais de 5 mil pessoas foram rastreadas em 7 pontos de Lisboa, localizados em Centros Comerciais, estações do Metropolitano e CP.

O Rastreio e as Jornadas foram divulgados na televisão (directos e reportagens em noticiários e programas de entretenimento como a Praça da Alegria), jornais, rádios e revistas;


3.4. Global Walk for Diabetes (Dia Mundial da Diabetes de 2004)

A AJDP organizou em Portugal a caminhada que pretendeu entrar para o Guiness como a maior caminhada do mundo, com milhares de pessoas a andar em simultâneo em vários países, em nome do combate à Diabetes. Esta iniciativa teve uma forte adesão do público e cobertura televisiva, sendo também noticiada por outros órgãos de comunicação.


3.5. Outras actividades (anuais)

- Encontros Pais e Filhos: Fins-de-semana de reflexão e actividade física em conjunto, com participação de mais de uma centena de pessoas, em que pais e filhos reflectem sobre a vivência diária da Diabetes e o impacto desta na vida familiar.

- Campos de Férias : A AJDP foi a primeira associação a realizar campos de férias para jovens diabéticos. Desde 1992 que recebe, anualmente, cerca de 40 jovens que aprendem a (i) gerir a sua doença, a (ii) praticar exercício físico e a (iii) conviver com outros jovens com o mesmo problema.


4. Kilimanjaro 2005

© Manuel Esteves Cardoso (2005) 4.1. O Kilimanjaro é a montanha mais alta de África (5.895 m). Desde sempre atraiu a atenção dos mais consagrados montanhistas. Em Agosto de 2005, um grupo de jovens diabéticos da AJDP propõe-se chegar ao topo do Kilimanjaro.

Com esta iniciativa, pretende-se desmistificar a Diabetes como doença incapacitante ao demonstrar que os limites físicos e emocionais do diabético são superiores aos da população em geral.

4.2. Vai realizar-se uma campanha de divulgação desta iniciativa inédita:

(i) Programa especial na SIC em horário nobre sobre a Diabetes, a AJDP e a ascensão ao Kilimanjaro;
(ii) Presença de órgãos de comunicação social durante a actividade e publicação de artigos de imprensa (SIC, Expresso, Visão e Diabetes Sem Fronteiras já confirmados);
(iii) Brindes e logótipos dos patrocinadores nas peças de vestuário a utilizar pelos participantes;
(iv) Realização de Exposições de Fotografias em Centros Comerciais e grandes superfícies de todo o país.

4.3. A AJDP valoriza o impacto deste tipo de iniciativas em termos de ROI (Return on Investiment), para os patrocinadores e apoiantes, consistindo nomeadamente em:

(i) Gerar notoriedade às marcas/empresas envolvidas no Projecto;
(ii) Associar as marcas/empresas aos valores da AJDP;
(iii) Promover os produtos e a marca, assim como contribuir para a sua boa imagem e reputação junto dos seus consumidores, população em geral e população diabética; (iv) Gerar goodwill (boa vontade) junto dos media;
(v) Garantir a presença da marca/empresa na comunicação antes, durante e pós a actividade.

Patrocínios e apoios:

- Patrocínio de Marcas e empresas que participam com um montante mínimo de 15% do total dos custos (visibilidade de acordo com a participação no total do custo da acção);

- Apoio de marcas e empresas que participam com montantes inferiores ao mínimo ou através de produtos e/ou serviços.

As participações pecuniárias estão ao abrigo da lei do Mecenato, resultando em vantagens fiscais para as empresas participantes.

Sem comentários: