07 agosto 2005

Guiné 63/74 - CXLIII: A imprensa militar

Texto do A. Marques Lopes:


Há tempos o Jorge Santos mandou-nos uma lista dos títulos da imprensa militar publicada na Guiné durante a guerra. Eu próprio digitalizei as referências bibliográficas completas desssas publicações, constantes do livro Imprensa Militar Portuguesa - Catálogo da Biblioteca do Exército. Trata-se de uma edição da Biblioteca do Exército de 2003. A responsabilidade da edição é do coronel Alberto Ribeiro Soares, então Director da Biblioteca (não sei se ainda é).

Como podem ver pelos dois que aqui deixo, cada jornal tem o nome da unidade que o publicava, o director da publicação, o anos em que foi publicado, os exemplares existentes na Biblioteca do Exército e, no final, a referência, para quem quizer fazer consultas.

Existem outra publicações das unidades que estiveram em Angola, Moçambique, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Timor e, até, em tempo mais recuados, das que estiveram na Índia.

É um belíssimo trabalho da responsabilidade do coronel Ribeiro Soares e uma base muito importante para quem quizer estudar a psicologia e o sentimento dos combatentes, tendo, embora em conta que a maior parte destas publicações eram dirigidas pelos comandantes das unidades. Mas alguma coisa hão-de dizer.

Sem comentários: