12 setembro 2005

Guiné 63/74 - CLXXXIV: João Tunes: Do Pelundo e do Canchungo ao Catió...

1. Amigos & camaradas da Tertúlia dos ex-combatentes da Guiné:

Aqui vai, para vosso conhecimento, um pedido de adesão à nossa tertúlia. O João Tunes não precisa de apresentação. Ainda há pouco publicámos aqui um texto dele, com a evocação, emocionada, da memória dos três bravos majores e seus amigos (Osório, Pereira da Silva e Passos Ramos) que foram executados, pelo PAIGC, no chão manjanco (vd. post de 11 de Agosto de 2005 > Guiné 63/74 - CXLIX: Antologia (15): Lembranças do chão manjaco: Do Pelundo ao Canchungo...

Permitam-me recordar o que deles escreveu João Tunes, no final do post: "No 25 de Abril de 1974, senti uma enorme frustação por não os abraçar nas ruas de Lisboa e, em vez disso, ter de ver o focinho patibular de Spínola na Televisão a presidir à Junta de Salvação. Resta-me a memória de Teixeira Pinto. Perdão, de Canchungo".

Não conheço pessoalmente o João Tunes. E ainda não respondi à sua mensagem, amável e solidária. É claro que a ele, como a qualquer outro antigo combatente da guerra da Guiné, cabe-lhe o pleno direito de se juntar a nós... Além disso, é um conhecido blogador, o que muito nos honra. De qualquer modo, gostava também de conhecer opinião dos restantes membros da tertúlia... Um abraço. Luís

2. Mensagem de João Tunes com data de 9 de Setembro de 2005:

Assunto: COM ÁGUA LISA


Caro camarada(*) Luís Graça,


Ando há tempos para lhe escrever mas a netcabo faz-me, volta e meia, negaças. O objecto principal é agradecer-lhe a sua simpática transcrição de um meu post sobre a morte dos "três majores" na guerra da Guiné. Depois, felicitá-lo pelo seu blogue e por alimentar e dinamizar a "Tertúlia" (a que gostaria de me vir a juntar).

Entretanto, tive o grato conhecimento de que o Luís tinha chegado à fala com o académico guineense Leopoldo Amado que tenho o prazer de conhecer pessoalmente e contar com a sua amizade. Por mera coincidência no fio da conversa, verificámos, eu e o Leopoldo, que tínhamos sido "vizinhos" em Catió no ano de 1970 - eu, armado em alferes (miliciano!) de transmissões da tropa colonial e ele um dos muitos miúdos guineenses que viviam na tabanca sob protecção das NT. É excelente pessoa e um homem cultíssimo, despreconceituado relativamente ao passado da guerra e alguém que pode ajudar na catarse histórica daquele encontro de povos com metralha, com benefícios para portugueses e guinéus mas sem que a memória tenha de ser pintada de qualquer cor e muito menos filtrada.

Informo que publiquei recentemente dois posts sobre a Guiné, um sobre Nino & Amílcar Cabral e outro sobre um romance recentemente editado e que resulta de uma experiência na guerra da Guiné. Claro que gostaria de ter, sobre estes posts, a sua opinião de entendido e erudito.

Uma continência. Mais um abraço do

João Tunes
http://agualisa3.blogs.sapo.pt

___________

(*) entenda-se o termo no seu significado castrense

3. Comentários do pessoal da tertúlia:

Afonso M.F. Sousa:

"O João Tunes andou lá para os lados de Catió ! Será que ele não terá pormenores da
tal Ganjola (Ou Dabenche) ? Localidades próximas: Gansona (Chungue), Cufar, Ganjola Nalu, Ganjola Porto.

"O João Tunes é uma aquisição imperdível ! Isto só prova que o blogue já está a despertar a atenção de alguns vultos".

Sem comentários: