16 setembro 2005

Guiné 63/74 - CXCI: Boas vindas do Humberto, madrugador, ao novo tertuliano João

© Manuel Ferreira (2005) Guiné > Zona Leste > Povoação e aquartelamento do Xime > O campo de futebol (!)(1)(1972)


Foto gentilmente cedida por Manuel G. Ferreira, ex-soldado condutor auto, da CART 3494 (1972/74), aquartelada no Xime (1972/73) e depois em Mansambo (1973/74), pertencente ao BART 3873 (1972/1974), com sede em Bambadinca.


1. Texto de Humberto Reis (ex-Fur. Mil., ex-CCAÇ 12, Bambadinca, 1960/71), que hoje madrugou (mensagem enviada às 7h48).


João Tunes:

Bem vindo a esta desorganização bem organizada pelo Luís Graça.

Estive a ler a breve descrição da tua apresentação e veio-me à memória de que também eu e o Luís fomos para a Guiné em Maio de 69. Se calhar fomos no mesmo barco de cruzeiros, o Queen Mary 2, também conhecido por Niassa, que saiu de Lisboa em 24 de Maio e chegou à Guiné em 29. Desembarcámos a 30 e fomos direitinhos para um resort que havia para os lados de Brá, denominado quartel de Adidos.

Aí, no sistema de TI (tudo incluído, até a bicharada), fomos comidos pelos mosquitos durante 3 noites, antes de nos meterem numa LDG com destino ao Xime. Feita a eclusagem para autocarros com ar condicionado, a mim calhou-me um daqueles carros chamados matador, dos tais que tinham uma abertura circular no tecto da cabine, sobre o lugar do chefe de viatura e que serviam para rebocar peças de artilharia, e lá fomos felizes e contentes, passando por Bambadinca e Bafatá, a caminho de Contuboel.

Esta breve descrição foi só para te descontrair e te sentires bem no meio desta rapaziada nova, na casa dos 50 e muitos (...).

2. Segunda mensagem do Humberto Reis, enviada ás 8h28:

Peço desculpa a Vossa Senhoria, meu tenente, pelo lapso que cometi de não o ter tratado adequadamente, como manda o RDM, na mensagem de Boas Vindas que lhe enviei anteriormente.

Aqui fica o meu pedido formal de desculpas perante a formatura geral desta pequena, MAS BOA, unidade militar de Bloguistas.

Dado que o Sr. Tenente é um rapaz novo, de quase 60 anos, como nós todos, já está na reserva desde os 45, pelo que agora passará a usar o seu título civil de Sr. Eng. Por outro lado, como aqui somos todos uns pindéricos de uns ex-militares, deixámos os títulos académicos na gaveta e utilizamos o que vem no BI, não fosse alguém querer-nos explorar pedindo um Projectito grátis a um Sr. Eng, uma consulta médica ao Sr. Dr. com preço reduzido e sem recibo, ou uma cunha do Sr. Prof. Dr. para uma entradita na Universidade, mesmo com média de 10.

Tudo isto serve para descontrair e desopilar que é o que nos faz mais falta.
Mais uma vez BEM VINDO ao seio, não à maminha, desta família. Um abraço e Bom Dia a todos.

Humberto Reis

3. Comentário do João Tunes (antes do almoço, que os ex-combatentes da Guiné e de outras guerras por enquanto ainda vão almoçando):


É, pá, obrigado, que essa do Vossa Senhoria já se me tinha varrido da memória.
E fica esclarecido que, sendo rapaz novo, não tenho "quase 60 anos". Esses já lá vão que os 61 estão a bater à porta (fui para a Guiné com quase 25 anos pois tinha tido adiamentos para concluir o curso).

E como a velhice é um posto, se não me querem considerar como tenente (bolas, era a talvez única oportunidade de saborear o tratamento!), ao menos devem-me o cumprimento Vossa Senhoria, o Nosso Mais Velho. Ou nem isso? Não tem problema. Fique, como deve ficar, o tratamento pelo nome e por tú que isto não é malta de modas.

Sem comentários: