03 novembro 2005

Guiné 63/74 - CCLVII: Projecto Guileje (2): arquitecto paisagista, precisa-se!

"Foto de um marco existente em Jemberem, sede da nossa ONG em Cantanhez, que foi reparado e que, em homenagem à ONG portuguesa Instituto Marquês Valle Flôr-IMVF (que intervém na zona e com quem vamos trabalhar no projecto Guiledje), se chama Praça IMVF". Este pequeno monumento evoca a passagem, por aquelas paragens, de umc companhia, presumivelmente de caçadores ou de artilharia, a 6521... No mural lê-se; "OS NÒMADAS, PIONEIROS DE JEMBEREM, Pelundo > 27 Out 72, Cadique > 21 Jan 73, Jemberem > 20 Abr 73.

© CSchwarz




1. Mensagem de Carlos Schwarz, fundador e director executivo da ONG AD - Acção para o Desenvolvimento (Bissau). com data de 30 de Outubro último:


Caro Luís Graça

Só agora lhe respondo, uma vez que tivemos sérios problemas de acesso à internet no país.

Será com muito prazer que integrarei a vossa (já agora nossa) tertúlia.

O José Carlos Schwartz [músico, poeta e militante do PAIGG, morto precocemente, a seguir à independência] não é meu familiar. Ele nasceu exactamente uma semana depois de mim e fomos contemporâneos nos estudos: ele na escola técnica e eu no liceu.
Depois da independência fomos vizinhos e bons amigos. Tenho uma admiração enorme por ele.

Voltando à vaca fria, isto é Guiledje. O projecto vai mesmo para a frente, com os percalços e descontinuidades próprios da Guiné-Bissau, um dos quais o golpe palaciano ocorrido ontem (nada que não estivéssemos à espera).

Vim de lá ontem e logo que acabem as chuvas vamos começar os trabalhos de limpeza e desminagem.

Gostaria de aceitar a vossa sugestão de envolvimento no projecto e propor-vos, para já, que ela se materializasse na reconstituição do que era o quartel de Guiledje na época.

Procurei por várias formas aceder ao mapa do quartel aí em Portugal, tendo chegado à conclusão que provavelmente ele nunca terá existido. Nada que não possa ser ultrapassado, uma vez que com as duas fotografias tiradas de avião, um bom arquitecto não possa refazer o mapa e até uma maqueta.

É que nós gostaríamos de reconstruir o quartel à imagem daquilo que ele era, desde que isso não implicasse a destruição de belas árvores que entretanto se desenvolveram no interior.

Para isso, iremos fazer durante a época seca um levantamento topográfico com a sua localização, para que se possa casar com o mapa do antigo quartel.

Pensamos que os pavilhões da messe, etc possam ser adaptados para a formação de jovens no futuro CENAR (Centro de Aprendizagem Rural) e que a zona onde habitava a população possa ser aproveitada para: instalar habitações para novos habitantes da região e reservar uma zona para casas de passagem de visitantes interessados em fazer ecoturismo.

Ora é neste ponto que gostaríamos de ter o vosso apoio. Será que vocês poderão identificar um arquitecto, de preferência paisagista, que aceite fazer de forma solidária, a partir das fotografias aéreas, um mapa com todas as instalações, incluindo uma escala que nos possibilite saber as distâncias entre os edifícios, ruelas, etc?

Proponho igualmente que, quando for aí a Portugal no próximo ano, possamos fazer um encontro com as pessoas interessadas no projecto para incorporarmos as suas ideias.

Um abraço

CSchwarz

1 comentário:

Anónimo disse...

a AD é fictícia...