20 dezembro 2005

Guiné 63/74 - CCCXCI: Antologia (34): Mensagem de Natal de Amílcar Cabral (1966)


Guiné > 1966 > Mensagem de Natal de Amílcar Cabral, "encontrada num acampanhamento guerrilheiro durante um golpe de mão".

Fonte: Monteiro, R.; Farinha, L. - Guerra colonial: fotobiografia. Lisboa: Círculo de Leitores/Publicações D. Quixote. 1990. 116 (Com a devida vénia).

Selecção de Jorge Santos (2005). Transcrição da mensagem, dactilografada em papel timbrado de Le Secrétaire Génerale, PAIGC, Unidade e Luta:

"Mensagem

"Caro companheiro,

"Nesta quadra do ano, em que as famílias comemoram a sua existência e se renovam nos corações dos homens as esperanças numa vida melhor, tenho o prazer de vos dirigir saudações fraternais e combativas, em nome da direcção do nosso Partido e do nosso Povo.

"Somos a mesma família, porque enfrentamos juntos os mesmos sacrifícios, ao serviço duma existência digna para todas as famílias. Somos os mesmos homens, porque fecundamos as mesmas esperaças que, pela acção concreta, queremos transformar numa realidade nova - uma vida de liberdade, de paz e de progresso para todos os homens.

"A nossa marcha comum, num acto de solidariedade consciente e revolucionária , vale mais do que todas as palavras.

"Saúde e bom trabalho, companheiro!

"Fraternalmente, Amílcar Cabral. Dezembro 1966"

______

(*) Aproveito para infornar que o primeiro autor desta publicação, de grande valor documental, é o nosso amigo e camarada Renato Monteiro, ex-furriel miliciano da CART 2479 / CART 11, que esteve comigo em Contuboel em de Junho a meados de Julho de 1969. Reencontrámo-nos, ao fim de 36 anos, através deste blogue.

Sem comentários: