20 fevereiro 2006

Guiné 63/74 - DLXIX: Uma bebedeira colectiva (Mansambo, Novembro de 1968) (CMS)

Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Cart 2339 > Novembro de 1968> As longas noites quentes de Mansambo...

© Carlos Marques dos Santos (2006):


"Esquecer, ao menos por uma noite...
Se há uma via de libertação
É através do álcool
Que climatiza os pesadelos
Dos homens que nasceram meninos,
Que não nasceram soldados.
Entre duas bebedeiras e um duche
Ganha-se tempo,
Enquanto os obuses batem os trilhos
Das matas do Xime
E o quarteleiro abre os caixotes de munições
Para a operação
Do dia seguinte..."


Extractos de Esquecer a Guiné... por uma noite
Luís Graça (1971-2005 )


Texto do Carlos Marques dos Santos (ex-furriel mil, CART 2339, Fá Mandinga e Mansambo, 1968/69):

Luís:

Volto a entrar no blogue mais uma vez enviando uma fotorreportagem de momentos vividos na CART2339 em Mansambo. Por motivos técnicos enviarei uma a uma.

Era Novembro de 1968 e a Companhia voltava a estar reunida, agora num novo aquartelamento, por nós executado de raiz no meio do nada.

O aquartelamento era um charco, as condições de vida eram péssimas e o moral baixo, quer pelo peso do trabalho físico executado, quer pelas sucessivas e difíceis operações em que a companhia esteve envolvida.

Além disso já dois comandantes tinham abandonado a companhia, por vários motivos.
O pessoal andava à deriva.

Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Cart 2339 > Novembro de 1968> Uma longa noite, nos abrigos de Mansambo, com muita água de Lisboa ...

© Carlos Marques dos Santos (2006)



Dias antes, a 11 (dia de S. Martinho), no decorrer da Op Hálito (1), uma coluna ao Xitole tinha sido emboscada, com rebentamento de mina comandada e vários feridos.

A cambança do rio (Pulom) (2) tinha sido efectuada em 4 barcos de borracha e uma jangada, tornando extremamente difícil a sua concretização. Só com a acção de bombardeiros T6 foi conseguido o nosso retorno a Mansambo.

Tudo isto - é necessário imaginar o contexto - nos levou a libertar o extremo stresse. Só podia ser com uma garrafa de whisky (ou melhor, muitas).

Era assim a vida dos combatentes. Não teremos sido os únicos.

Um Abraço. CMS

_________

Notas de L.G.

(1) Vd post de 22 de Janeiro de 2006 > Guiné 63/74 - CDLXXI: Quando até os picadores tinham medo (Mansambo, 1968)

" (...) A Op Hálito (11 de Novembro de 1968) foi outra das operações dramáticas que aconteceram no Sector L1, no tempo do Carlos Marques dos Santos (...). Foi a última coluna logística de Bambadinca para o Xitole, entre Novembro de 1968 e Agosto de 1969. A partir daí a estrada, no troço Mansambo-Xitole, ficou interdita.

"As NT sofreram duas emboscadas, tendo que recorrer a apoio aéreo para poder prosseguir. Os picadores foram obrigados, sob a força das armas, a continuar a picar o itinerário: Cerca das 16.00h foi feita uma distribuição de munições e obrigaram-se coercivamente os picadores a continuarem a picagem...

"Destas duas emboscadas resultaram 1 morto, 1 desaparecido e 12 feridos, além de danos materiais em viaturas e armas" (...).

(2) Afluente do Rio Corubal: vd. mapa do Xime.

Sem comentários: