20 março 2006

Guine 63/74 - DCXLIV: Projecto Guileje (10): obus 14, procura-se! (Hugo Moura Ferreira)

Guine > Guileje > c. 1970 > Dois militares portugueses, junto ao Obus 140. Segundo informação do Carlos Schwarz (mais conhecido por Peito), fundador e director executivo da AD, esta fotografia do Obus 14 foi-lhe dada por um militar português que lá esteve entre 1970 e e 1971, e qpe pertencia à CCAÇ 2617. É um dos militares que aparece na imagem, de seu nome Abílio Alberto Pimentel da Assunção. A esta companhia seguiu-se a CCAV 8350 (1972/73), a que pertenceu o Fur Mil Op Especiais Carvalho, membro da nossa tertúlia (José Casimiro Carvalho), e que foi a última, a defender Guileje.

Foto gentilmente cedida por © AD - Acção para o Desenvolvimento > Projecto Guileje (2005)


Texto do Hugo Moura Ferreira:

Caros tertulianos, Carlos Schwarz (Pepito), Jorge D. Neto e José Neto:

Como tertuliano que também sou e interessado em tudo o que se relaciona com a nossa Guiné-Bissau, viajo muito para ali através da Net, mas como são tantos os locais relacionados, de certo modo, me perdi.

Parece-me ter lido algures, no que se refere à reabilitação do quartel do Guileje, que algum dos intervenientes teria solicitado informação de alguém que soubesse onde podia existir um Obus 14, para que pudesse ali ser colocado (1).

Depois de ter lido essa solicitação (?), estive uns dias afastado da Net e próximo de um quartel de artilharia. Mais propriamente o do Campo Militar de Sta Margarida.

Ocorrendo-me precisamente o que tinha lido, desloquei-me ali e pedi informações acerca da melhor forma de obter o pretendido. Fui então levado à presença de um Major que, por impossibilidade de me facultar informação objectiva, me colocou em ligação directa com o EME [Estado Maior do Exército].

Fui atendido por um Capitão que me informou, após ouvir as minhas explicações e qual o objectivo que se pretendia, que para se obter o material em questão e outro que porventura fosse necessário (o que, em função da conversa, se me afigurou absolutamente viável), teria que ser dirigido ao Exmº. General Chefe do Estado Maior do Exercito, à atenção do Exmº. Ten-Cor Pimenta Couto, o pedido formal, por quem detenha a responsabilidade da execução do projecto.

Mais me disse que tal pedido poderia ser enviado por correio electrónico para o seguinte endereço: info@mail.exercito.pt.

Espero ter dado alguma ajuda, pois essa foi a intenção.

Abraço.

Hugo Moura Ferreira

Ex-Alf.Mil.Inf. (1965/1968)
CCaç.1621 e CCaç 6

_____________

Nota do autor:

A CCAÇ 1621, depois de estar em Cufar e Cachil, foi terminar a comissão em Sangonhá (2). Portanto tembém está de certo modo ligada a este projecto. Eu para ali não acompanhei a Companhia porque fui transferido para Bedanda (CCAÇ 6 - antiga 4ª CC) (3)(4).

Notas de L.G.:

(1) Vd post de 16 de Fevereiro de 2006 > Guiné 63/74 - DXXXIX: Projecto Guileje (9): obus 14, precisa-se!

(2) Fica a sul de Gadamael Porto (vd mapa de Cacoca)

(3) Vd post de 22 de Dezembro de 2005 > Guiné 63/74 - CCCXCV: CCAÇ 16121 (Cufar); CCAÇ 6 (Bedanda) (1966/68)

(4) Vd post de 10 de Fevereiro de 2006 > Guiné 63/74 - DXVII: Cufar, a Bissalanca do Sul (Moura Ferreira)

Sem comentários: