16 março 2006

Guiné 63/74 - DCXXXII: Aponta, Bruno! (ou outra alcunha do Spínola) (Zé Teixeira)

Luís

Saúde, paz e felicidade

A propósito do Caco Baldé, toma outra alcunha do dito:
-O Aponta, Bruno... Aí vem o Aponta, Bruno ! - dizia logo o pessoal quando se avistava o Héli que o transportava.

Porquê ? Toda a zona de Buba, Nhala, Mampatá, Chamarra e Aldeia Formosa esteve uns tempos a comer, ao almoço e ao jantar, arroz com arroz e de vez em quando uma amostra de chispe. A barcaça que levava os mantimentos foi afundada pelos nossos amigos, e ficamos a ver . . . barcaças !

Isto gerou um mal estar que mais se agravou com o ataque às 5 da matina, como já contei no meu diário. Devo dizer que a minha companhia estava reduzida a 36 homens operacionais, dado esforço que se estava a fazer com a protecção à nova estrada de Buba paraAldeia Formosa, em que saíamos com o que seria três pelotões às seis da matina (1). Regressávamos à tarde, no dia seguinte estávamos de serviço à segurança do quartel e logo de seguida abalávamos de novo para a estrada.

Então o homem chega e começa o discurso:
- Pátria está a exigir de vós um grande esforço e vós sois .....blá, blá, blá. Sei que a comida não tem sido a melhor, mas a Pátia exige sacrificios... blá, blá,Blá. Quando estiverdes a comer feijão ou arroz, sem mais nada, fechai os olhos e imaginai-vos a comer um belo perú recheado ou um grãozinho com bacalhau, lá em Lisboa... blá, blá, blá.

Acompanhava-o um capitão, seu ajudante de campo, que toda a gente conhece e perante as reclamações do Major e do médico, ele só dizia:
- Aponta, Bruno!

Felizmente tinhamos um excelente médico, a quem presto a minha homenagem no Blogue, o Dr. João Carlos de Azevedo Franco, que à mais pequena mazela, muitasvezes resultante do estado psicológico em que vivívamos, dava uma baixa. Recordo que nesse célebre dia do Aponta, Bruno, , o Spínola disse ao médico:
- Estes rapazes o que precisam é de umas picas, vou lhe mandar uma boa dose demedicamentos... aponta, Bruno! - Ao que o médico lhe respondeu:
- O que eles precisam é de uns bons bifes e descanso.

Claro está que o Capitão Bruno não apontou o que o médico disse. Não é que oito dias depois chega a barcaça com mantimentos e duas enormes caixas de medicamentos não solicitados ?! Escusado será dizer que foram devolvidas ao remetente, com a informação "medicação não solicitada"e a vida continuou.

Chegou o fotógrafo. Acerca das fotografias que mandaste para a Web no blogue, aí vai a legenda:

1ª - Almoço no Hotel de muitas estrelas em Aldeia Formosa no intervalo de duas colunas de reabastecimento. Chegadinhos de Buba, partíamos no dia seguinta para Gandembel. Agosto de 1968.

2ª - Um leitão à maneira oferecido aos enfermeiros Maiorais pelo grande Mamadu, que toda a gente que passou por Empada recordará com saudade, pois faleceu há três anos. Foto tirada em Agosto de 1969.

3ª - Estou a passar as minhas técnicas da psico a três camaradas Maiorais. Em Empada não havia Fuzas. 1969.

4ª - O famoso pelotão Colhões Negros, um filhotes dos Maiorais a que tive o orgulho de pertencer: sou o 3º à esquerda, na fila superior ( sem óculos)


Um abraço. Zé Teixeira

Sem comentários: